quinta-feira, 16 de junho de 2011

Grandes pensadores - René Descartes

René Descartes (31 de Março de 1596 - 09 de Fevereiro de 1650) Filósofo, físico e matemático francês, por vezes chamado de "fundador da filosofia moderna" e "pai da matemática moderna".






Pensamento


O pensamento de Descartes é revolucionário para uma sociedade feudalista em que ele nasceu, onde a influência da Igreja ainda era muito forte e quando ainda não existia uma tradição de "produção de conhecimento". Aristóteles tinha deixado um legado intelectual que o clero se encarregava de disseminar.
Foi um dos precursores do movimento, considerado o pai do racionalismo, e defendeu a tese de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento.


Descartes viveu numa época marcada pelas guerras religiosas entre Protestantes e Católicos na Europa - a Guerra dos Trinta Anos. Viajou muito e viu que sociedades diferentes têm crenças diferentes, mesmo contraditórias. Aquilo que numa região é tido por verdadeiro, é considerado ridículo, disparatado e falso em outros lugares.
Descartes viu que os "costumes", a história de um povo, sua tradição "cultural" influenciam a forma como as pessoas pensam naquilo em que acreditam.





FRASES DE RENÉ DESCARTES

"Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis."

"Tomei a decisão de fingir que todas as coisas que até então haviam entrado na minha mente não eram mais verdadeiras do que as ilusões dos meus sonhos."
"A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados."


"Quando se é demasiado curioso de coisas praticadas nos séculos passados, é comum ficar-se ignorante das que se praticam no presente."


"Não há nada que dominemos inteiramente a nao ser os nossos pensamentos."

"Não basta termos um bom espírito, o mais importante é aplicá-lo bem."


"Os homens que se emocionam com as paixões são capazes de ter mais doçura na vida."


'As paixões são todas boas por natureza e nós apenas temos de evitar o seu mau uso e os seus excessos.'

Fonte:http://pensador.uol.com.br/rene_descartes/
http://paramatematica.blogspot.com/2011/03/rene-descartes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário