segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Coruja Buraquera

Ontem eu quase tropecei em uma coruja quando estava saindo do show de 2 trios dinamarqueses de bles e jazz no sesc belenzinho
Estava eu mancando com minha perna machucada quando a coruja começou a piar alto e brava. E girava a sua cabeça muito rápido, eu rápidamente fui para traz, eu estava destraida, mas já era noite e por isso não há vi. Mas ela ficou parada no chão na minha frente (perto dos bancos brancos que a noite alguém teve a feliz idéia de ligar um barulho de pássaros e bichos que foi o que eu acredito que tenha atraido ela)ai começei a tirar fotos do cel (ficaram uma porcaria mas da pra ve o tamanho dela), depois começei a filmar (tb ficou uma bosta mas da pra escutar o barulho que ela faz)
Procurei na net "corujas" e existem muitas espécies mais a mais parecida com ela é essa aqui (depois posto o matérial que fiz por cel)

Ah quase esqueci de dizer, ela abriu suas enormes asas na minha frente e voou no galho da árvore depois ficou piando e voou para o mesmo lugar no chão ( fez tudo isso 2 vezes igualzinho)


Coruja-buraqueira
Buraqueira de olhos verdes
Buraqueira de olhos verdes
Estado de conservação

Pouco preocupante
Classificação científica
Super-reino: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Aves
Ordem: Strigiformes
Família: Strigidae
Subfamília: Surniinae
Género: Speotyto
Athene
Espécie: A. cunicularia
Nome binomial
Athene cunicularia
(Molina, 1782)
Distribuição geográfica
Distribuição da Buraqueira, em algumas áreas é considerada espécie vulnerável à extinção.
Distribuição da Buraqueira, em algumas áreas é considerada espécie vulnerável à extinção.

A Coruja-buraqueira (Athene cunicularia, anteriormente Speotyto cunicularia, com o significado do nome científico cunícularia, "pequeno mineiro") recebe esse nome, pois vive em buracos cavados no solo; embora seja capaz de cavar seu próprio buraco, prefere os buracos abandonados de outros animais, é uma coruja terrícola e de hábitos diurnos embora tendam a evitar o calor do meio-dia; ocorre do Canadá à Terra do Fogo, bem como em quase todo o Brasil mas com a exceção da bacia Amazônica. Tais aves chegam a medir até 27 cm de comprimento. Vivem no mínimo 9 anos em habitat selvagem e 10 em cativeiro. Coloca geralmente 6 a 12 ovos. Costumam viver em campos, pastos, restingas, desertos, planícies, praias e aeroportos, os predadores documentados dessa coruja incluem texugos, serpentes, doninhas. Também são conhecidas pelos nomes de caburé-de-cupim, caburé-do-campo, coruja-barata, coruja-do-campo, coruja-mineira, corujinha-buraqueira, corujinha-do-buraco, corujinha-do-campo, guedé, urucuera, urucuréia e urucuriá.

O maior buraco do mundo!

As 10 Maiores Coisas Feitas Pelo Homem (The 10 largest man made things) ...