sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pêndulo de Foucault - Foucault pendulum




Jean Bernard Léon Foucault

Físico francês (Paris 1819-1868).Ele inventou o giroscópio, demonstrou, através do pêndulo, a rotação da Terra e descobriu as correntes induzidas nas massas metálicas.Ele determinou a velocidade da luz em diferentes ambientes.

Ele também fez uma medição inicial da velocidade da luz, descobriu as correntes de Foucault . A cratera Foucault sobre a Lua e o asteróide 5668 Foucault são assim chamados em sua
homenagem. 







Um pêndulo de Foucault (pronunciado "fu-cô"), assim chamado em referência ao físico francês Jean Bernard Léon Foucault, é uma experiência concebida para demonstrar a rotação da Terra em relação a um referencial, bem como a existência da força de Coriolis. A primeira demonstração data de 1851, quando um pêndulo foi fixado ao teto do Panthéon de Paris. A originalidade do pêndulo reside no fato de ter liberdade de oscilação em qualquer direção, ou seja, o plano pendular não é fixo. A rotação do plano pendular é devida (e prova) a rotação da Terra. A velocidade e a direção de rotação do plano pendular permitem igualmente determinar a latitude do local da experiência sem nenhuma observação astronômica exterior.




PRINCÍPIO
Animação do Pêndulo de Foucault exibindo o sentido de rotação no hemisfério sul.
Se considerar um ponto centrado ao nível do ponto de fixação do pêndulo (o teto do Panthéon, por exemplo), o pêndulo oscila sempre no mesmo plano (em relação a esse ponto); no entanto, a Terra gira em torno dele (o que é previsto pelas leis de Newton, e intuitivo se nos imaginarmos em um pólo). Em um referencial mais habitual, o da Terra, é então o pêndulo que vai sofrer uma rotação.
O pêndulo deve ser idealmente colocado em um dos pólos da Terra. Seu período de rotação do plano pendular é inversamente proporcional ao seno da latitude do local.
Por exemplo :
1 dia sideral nos pólos;
1,4 dias a 45o de latitude;
2 dias a 30o de latitude;
infinito (ou seja o plano pendular permanece constante) com 0o de latitude, no equador.
Fonte e explicações físicas e matemáticas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%AAndulo_de_Fouca


Nenhum comentário:

Postar um comentário