quarta-feira, 9 de março de 2011

Existem Tígrafos?

Ontem quando acordei na casa da Má tinha um amplificador de guitarra escrito a palavra estrangeira "Chrom" que eu observei logo após abrir os olhos depois de um longo sono profundo.
Quando eu percebi minha amiga Marina estava acordada escrevendo em seu noot quando eu instantâneamente perguntei: - Má existem trígrafos? Ela, por sua vez, na mesma hora, me respondeu: - Você esta sonhando ou esta perguntando?
Eu comecei a rir mas expliquei rapidamente: -Sabe um dígrafo? (O dígrafo ocorre quando duas letras são usadas para representar um único fonema),exemplos na nossa língua de dígrafos: ch como em chuva/china, lh como na palavra alho, rr , ss que são usados apenas entre vogais entre outros. Ela fez uma cara meio estranha de quem não se lembra do que se trata e eu continuei: - procura no google ou na wikipédia. E foi o que fizemos.
Descobrimos dígrafos de outras línguas também, como no francês por exemplo cuja a língua começeia a estudar recentemente, apresenta os seguintes dígrafos: O francês tem os dígrafos gn, ll, eu, ai, ou, qu, gu, ch, en, au, em, ie, th e os trígrafos: eau, aux e o quadrígrafo: eaux. ( TRÍGRAFOS : 3 LETRAS QUE REPRESENTAM O MESMO SOM FONÉTICO E QUADRÍGRAFOS: 4 LETRAS QUE REPRESENTAM OUM MESMO VALOR FONÉTICO.

Mas o tipo de trígrafo que eu estava me refirindo eram Tígrafos consonantais (TRÊS CONSOANTES COM O MESMO VALOR FONÉTICO)


Tudo bem mas o que seria um trígrafo e eles existem na língua portuguesa?

Chama-se trígrafo aos conjunto de três letras que funcionam como apenas um elemento fonético (som). Por exemplo, sch, na língua alemã, representa apenas um som, como na palavra schwarz.

Existem trígrafos na língua portuguesa?
Bom até agora não encontrei relato de nenhum passeando por aí, mas ainda usei de exemplo a palavra Tchão como exemplo de trígrafo antes de ser questionada quanto a origem desta palavra.

A palavra tchão é brasileira? Se não, qual sua origem?
Bom isso eu vou deixar para um próximo post...


Por fim descobrimos que sim! A palavra "Chrom" pode vir a ser um trígrafo consonantal(mas seria necessário dividir as sílabas da palavra para saber se o trio de consoante emite apenas um valor fonético)
mas, é claro,ainda assim não pertenceria a nossa língua portuguesa. Como a palavra é extrangeira estou na dúvida ainda e assim que eu descobrir eu conto para vocêis, mas que existem trígrafos, sem dúvida existem!

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%ADgrafo#D.C3.ADgrafos_consonantais
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%ADgrafo

Nenhum comentário:

Postar um comentário